março 05, 2010

CAMURUPINS NO RIO COCO!!!



AMANHA IREMOS TENTAR PESCAR DE NOVO CAMURUPINS NO RIO COCO... NA NOSSA OUTRA TENTATIVA NÃO OBTIVEMOS SUCESSO, MAS DE ACORDO COM O CALENDARIO LUNAR ESSA É UMA SEMANA OTIMA PARA PESCAR EM RIOS...

VAMOS CONHCER UM POUCO SOBRE O CAMURUPIM OU TARPON:

Conhecido no norte e nordeste brasileiro como Camurupim, pema, pirapema e Tarpon nos Estados Unidos, pertence à família Megalopidae é um grande peixe com uma coloração entre o azul profundo a preta na parte dorsal e prata brilhante na parte ventral. Entretanto, esta cor pode ser alterada nos indivíduos que habitam águas litorâneas e também os mantidos em cativeiro. Suas escamas são enormes tanto quanto seus olhos.
Variam muito em dimensão com as fêmeas em geral maiores que os machos. É relatado que os adultos podem atingir até 2,50m e chegar a um peso de 161 kg. As fêmeas, em média são maiores que os machos. Mas estudos indicam que existe uma variação de peso e tamanho principalmente entre os espécimes da Flórida e Costa Rica. Podem viver entre 43 anos (macho) e 55 anos (fêmeas). A maturidade sexual por volta dos 10 anos entre 117 cm nos machos e 128 cm nas fêmeas. Andam em cardumes de 12 a 20 indivíduos, mas já foram vistos em grupos com cerca de 100 espécimes. É um predador eficiente e tem hábitos alimentares diuturno, porém em geral, caça mais à noite.

O maxilar inferior é grande e protuberante. Os dentes são pequenos e em grande quantidade posicionados em camadas circulares por toda a sua boca. Sua língua áspera a partir da base inferior do crânio e tem minúsculas garras que o ajuda a segurar a presa. A mandíbula é poderosa e composta de um opérculo ósseo extremamente afiado que o ajuda no ataque e o torna especialmente difícil de capturar, visto que a linha de pesca é sempre cortada pela chapa óssea. Uma modificação anatômica evoluiu para uma adaptação de tolerância física que ajuda na respiração. Um tecido alveolar na bexiga natatória é ligado a um duto que por sua vez é ligado ao esôfago para permitir a respiração do ar atmosférico, funcionado como um pulmão auxiliar. Estudos demonstraram que mesmo em ambientes de águas ricas em oxigênio, ainda assim o Camurupim respira o ar partir da superfície. Acompanham o ciclo das marés quando entram em baias e estuários acompanhando cardumes de presas. É um peixe pelágico que quando adulto prefere águas costeiras mais profundas.


olhem só a beleza desse peixe!!!!



Sua ocorrência é notada principalmente nas águas quentes, das regiões tropicais do leste a oeste do Oceano Atlântico. Maiores ocorrências são registradas a leste dos Estados Unidos, nordeste do Brasil, oeste da Africana ( Senegal, Congo) Caribe, Golfo do México, Panamá Costa Rica e ocasionalmente na Argentina, no oeste do Atlântico, ao longo da costa de Portugal, Açores, sul da França, no leste do Atlântico.

Os Camurupim são encontrados em estuários, baías, lagoas e até mesmo ser conhecida suas incursões em rios de água doce. Tem a capacidade de tolerar ambientes pobres em O2. A única restrição ambiental em seu habitat é temperatura. Súbitas mudanças climáticas podem levá-los à morte em grande número. Chegam aos estuários em seu segundo estágio da metamorfose acompanhando as marés altas. O Camurupim Juvenil é membro comum da ictofauna encontrada em ambientes acima citados.

Amanhã iremos tentar pegar um desses, tomará que desse vez tenhamos mais sorte!!!

2 comentários:

  1. esse programa é muito legal e da várias dicas de pescaria pa profissionais e amadores

    ResponderExcluir
  2. to mito afim de ir pescar lá, quando você esta afim de ir de novo?
    manda um email: marccelogs@gmail.com
    abraço

    ResponderExcluir