Pescaria em Fazenda de Camarão no Ceará
Programei a pescaria cerca de 2 semanas antes. Estavam todos animados, eu e mais 4 amigos para ir pescar. Chegando o dia da pescaria, todos falharam, só restou a mim e meu amigo Oliveira realizar a pescaria.
A pescaria teve seu ponto inicial quando pegamos estrada no sábado dia 04.12.10. A fazenda onde se realizaria a pescaria fica a 210Km de Fortaleza-CE, por isso, nos acordamos por volta da 4:30 da manhã. Tomo meu café da manhã e logo ligo para o Oliveira para saber se ele já estava chegando para me apanhar, não demora muito e o Mestre Oliveira começa a buzinar. Conversamos um pouco e logo seguimos nossa viajem, pois tinha muito a percorrer. A viagem foi com muita conversa e expectativa dos peixes que encontraríamos no local. Nunca tínhamos pescado neste tipo de situação. Fizemos uma única parada que foi na cidade de Paraipaba, lá conforme informação coletada tem uma ótima “Buchada de bode” que serve de reforço do lanche da manhã. A buchada estava ótima e após tal refeição “light” continuamos nossa viajem até a fazenda de camarão.
A chegada no local de pesca nos enche os olhos como muitas idéias de como fisgar os peixes. Conversamos com alguns funcionários da empresa para coletar informações de como seriam as melhores iscas e locais para a prática da pesca. Escutamos muitas risadas, pois eles desconhecem a pesca no local e ainda diziam que nossas varinhas de pesca não iriam pegar nada e nem agüentariam um peixe maior caso fisgado.
Desafio lançado começamos a pescar. Inicialmente tentei diversas iscas artificiais, pois tinha visto matéria de pescadores no Youtube e eles obtiveram bastante sucesso com esta modalidade. Minha sorte não estava voltada ao trabalho com as artificiais, não sei se por estar usando artificiais erradas ou não sabendo realizar seu trabalho. Fiquei imaginando se não pego nada com artificial existe uma isca infalível, o CAMARÂO VIVO. Então, começamos a pescaria com o camarão vivo.
Alguns minutos depois deixo minha varinha na espera com o camarão num sistema de bóia e vou dar mais uns lances com as artificiais. Percebi de longe minha bóia afundando, logo vi, lá tem peixe e a pesca é neste sentido. Corro para pegar fisgar o peixe, mas após sentir puxar duas vezes a bóia ele consegue se soltar do anzol. O Oliveira empolgado com a idéia de ver o primeiro peixe começa a pescar no mesmo local. A empolgação era tamanha que o Oliveira consegue arremessar a sua isca nos fios de alta tensão da rede elétrica, vendo que poderia dar algum problema a solução tomada é corta a linha.
Paramos a pescaria a primeira vez para tomar uma água e rever nossas tentativas. Mudamos de local e logo conseguimos pegar pequenos peixes com camarão morto. Pegamos várias Caranhas com cerca de 100 a 300 gr. O local que estava dando certo era perto das comportas, mesmo as bombas estando desligadas. Fiquei otimista com as pequenas Caranhas, então deixo minha varinha de espera com camarão vivo no fundo. Distraído com as pequenas fisgadas dos peixes os funcionários começam a gritar que minha vara da espera esta perdendo toda a sua linha com um peixe fisgado. A emoção começa corro para pegar a vara e trabalhar o peixe, após alguns minutos consigo cansar o peixe e trazer ele para perto de mim. Todos ficaram os funcionários ficaram de boca aberto, pois consigo tirar da água uma Pescada Branca de 3 kg. O peixe era lindo.
Decidimos parar uns instantes para almoçar e recuperar o fôlego. O Almoço passa logo pela ansiedade de voltar a pescar e porque ficamos sabendo que as bombas das comportas seriam ligadas. Pegamos mais camarão vivo e logo soltamos mais isca na água. O Oliveira, triste por não ter fisgado nada, fica mais triste ainda quando consegue fisgar um grande robalo (ou camurim como diziam o pessoal da fazenda) e este estoura a linha. O Robalo foi embora, mas o Oliveira conseguiu fisgar um agulhão e várias Caranhas pequenas. Eu peguei minha Pescada Branca, algumas Caranhas, 3 Baiacus, 1 Linguado e um Xaréu pequeno (acho que era xaréu_segue foto). A pescaria aconteceu ate o final da tarde, quando decidimos retornar para Fortaleza. A viagem de volta foi longa, mas recompensada pela experiência vivida. Bela pescaria. Em breve nova pescaria em outra fazenda, acho que essa mais próxima de Fortaleza (kkkkkkkkkkkk).
Fotos da pescaria abaixo:
CARA!!! PENSE NUMA MATERIA COMPLETA!!! PARABENS!!! VLW NELSON NAKAMURA!!!
ResponderExcluir