março 28, 2011

SURUBIM PINTADO OU CACHARA???

Com as chegadas dos pintados em Fortaleza, no Pesque-Pague Raízes resolvi fazar uma matéria sobre os pintados e cacharas, pq o pessoal estava com duvida de qual peixe seria??? Pois bem vamos lá...

Para ter sucesso na pescaria dessa espécie, é preciso conhecer muito bem seus hábitos e particularidades, que variam segundo as regiões onde habitam. Portanto, as técnicas e iscas também são diferenciadas.
Nosso país possui 8,5 milhões de km2 e a maior bacia hidrográfica do mundo, Entre as diversas opções temos a bacia Amazônica, e do Paraguai , a do Prata e a do São Francisco. O Surubim é encontrado em todas elas e, devido a essa imensidão demográfica através da qual a família está distribuída, ela sofre mutações no formato de seu corpo e no dos desenhos em sua pele. As variações ocorrem especialmente no padrão das pintas e listras. Esse fator a torna uma família numerosa, com várias nomenclaturas científicas e regionalmente conhecida por diferentes nomes populares.

PINTADO E CACHARA

Sem sombra de dúvida, o surubim-pintado e o cachara são os peixes de couro mais procurados pelos pescadores que vão ao Pantanal, tanto pela sua força e valentia, como pelo excelente sabor de sua muito apreciada carne.
O surubim é um peixe de hábitos noturnos. Nessas horas oculto pela escuridão ele pode se expor muito mais na caça aos peixes menores. Durante o dia torna-se mais cauteloso, mais silencioso, mas, mesmo assim, ataca com vigor suas presas, num estilo que se verifica inconfundível depois que o conhecemos bem.
Não podemos definir o surubim como um peixe predador, pois ele não ataca indiscriminadamente, tão somente para matar. Sua predileção abrange os pequenos peixes vivos ou em pedaços frescos. Devemos estar atentos a essas preferências, que são as melhores iscas: tuviras, pirambóias, cambojas(cascudinhos), jejuns, curimbatás, piaus, sauás, traíras e minhocuçus. No Raízes eles estão batendo no camarão morto.

Outro fator que infruencia o tipo de alimento escolhido se refere às estações das chuvas ou estiagem. Nas épocas em que o rio está bem cheio e com as águas sujas, as melhores iscas são tuviras, curimbatás, sauás e minhocuçus. Já com o rio igualmente cheio, mas com águas limpas, devemos usar pirambóias, cambojas(cascudinhos), e jejuns. Já com o rio baixo, todas as iscas anteriormente citadas são muito boas.

CACHARA



PINTADO



As diferenças entre eles são exatamente as listras!!!

O pintado tem só as pintas e a cachara tem as pintas com listras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário