abril 18, 2013

De Caiaque no Castanhão!!!

Por Leonardo Coutinho

Nossa aventura mais uma vez ocorre no Açude Castanhão, em Jaguaribara-CE, mas dessa vez um pouco diferente, fomos atrás do tucunas em nossos caiaques e não ficamos em pousadas da região e sim acampamos na beira do açude e desfrutamos de um envolvimento maior com esse paraíso dos tucunarés gigantes no Brasil.

Saímos no sábado de madrugada de Fortaleza pela BR-116 rumo a Jaguaribara, mais precisamente em nosso ponto de apoio que se localiza alguns quilômetros da BR e onde descarregaríamos nossos materiais e ficariamos até domingo.

Nosso time estava completo com Renato Quagliato, Ricardo Mauricio e por mim; sendo Ricardo em seu caiaque e eu e Renato em nosso caiaque-catamarã, sendo todos eles montados logo que chegamos em nosso destino lá pelas 6 horas da manhã. O dia começou um pouco nublado como vocês podem ver na foto que vem a seguir ( Fotos: Leonardo Coutinho ):



Mas demos proseguimento a nossa pescaria com o intuito de fisgar bons peixes nessa nova maneira nossa de pescar no Castanhão, que realmente é diferenciada por dar uma maior sensação de liberdade e interação com o ambiente.

Renato no comando do motor elétrico



Leonardo e Renato navegando

Ricardo em seu 1º ponto de pesca
Renato observou que estava batendo algumas traíras e logo coloca sua zig-zara para trabalhar na superfície e têm bons resultados, com boas brigas e pulos sensacionais, mas sem tirar nenhum peixe pra foto.


Mas Ricardo com sua insistência, como é habitual, fisga um belo exemplar dessa espécie que é o carro chefe da Pesca Esportiva no Brasil, nosso belo Tucunaré.


Enquanto isso eu e Renato estavamos dando uma manutenção em nosso material, vendo umas iscas matadoras e revisando o líder, que nesse tipo de pescaria com artificiais e ambiente, sempre ocorre enroscos, e é importante sempre está verificando e fazendo a troca do mesmo.


Essa foto mostra exatamente onde a antiga BR-116 passava pela Jaguaribara inundada, e com a seca na região Nordeste e o baixo nível do açude, está sendo visualizada com maior nitidez pelos pescadores.


E logo Ricardo fisga outro belo exemplar desse peixe que é um espetáculo de força, esse exemplar pelo seu tamanho rendeu um briga feroz com nosso amigo Ricardo, já que usamos equipamentos que proporcionem uma briga igualitária para dar uma maior emoção em nossa pescaria, mas sempre estamos preparados para os brutos!


Depois quem é premiado pelo seu trabalho é Renato que fisga bons exemplares dessa espécie que é pura emoção.





E para fechar nossa pescaria com chave de ouro, nosso pescador Ricardo fisga um belo tucuna com uma coloração fantástica e de fundo essa paisagem maravilhosa desse paraíso que é esse açude!!!


Após essa pescaria de sucesso vamos recuperar nossas energias em nossa casa por dois dias nesse paraíso que se localiza próximo a península de Curupati.



Nosso time depois da pescaria esperando o almoço ficar pronto e comemorando essa pescaria que foi show!


E assim encerramos mais uma matéria em nosso site, espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida ou sugestão entre em contato conosco e boas pescarias.

3 comentários:

  1. Caros amigos, gostei da nova modalidade, parabéns. Mês passado tive no Castanhão também, porém a pescaria não foi muito boa, segundo o guia, é porque a barrragem ainda não está pegando água nova, e o tucunaré está mais difícil. Pretendo voltar final de maio.

    ResponderExcluir
  2. pescaria show , tenho muita vontade de comprar um caiaque pra pescar , mas me falta companhia e locias bons pra pesca . Os amigos poderiam me dizer alguns açudes bons pra se pescar tucunaré e algum grupo bacana pra pescar ?

    ResponderExcluir